O Papel dos Supermercados na Etapa da Geração e Descarte do Lixo e o Reflexo na questão Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.235-259Palavras-chave:
Descarte. Lixo. Supermercados.Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir o papel dos supermercados no descarte de produtos, essencialmente no que se refere à produção de lixo doméstico oriundo das compras supermercadistas. Inicia-se com uma abordagem reflexiva baseada em pesquisa bibliográfica e agrega-se resultados de pesquisa exploratória. Investigaram-se três supermercados localizados no perímetro central de um município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo seus gestores e consumidores. Para a coleta de dados, foi utilizado o método survey de pesquisa, com aplicação de 150 questionários a consumidores e entrevistas com os gestores dos três supermercados em análise. Realizou-se ainda, pesquisa participante com o acompanhamento da produção de lixo oriundo de compras em supermercados. Os resultados demonstram que as famílias produzem uma quantidade significativa de lixo, advinda de compras nas lojas, a qual é descartada no lixo comum, acarretando em problemas ambientais e de saúde para a população. Neste processo, constatou-se que os gestores das três empresas executam algumas ações para reduzir os impactos de suas operações, entretanto, acabam minimizando a sua responsabilidade quanto à preservação ambiental, transferindo-a ao fabricante e ao consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).