Refazendo as fundações do método de pesquisa e intervenção dos estudos clínicos de Crozier e Friedberg a partir da filosofia para a ciência do realismo crítico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.6-40Palavras-chave:
realismo crítico, sociologia das organizações, metodologia, pesquisa intervenção, estudos clínicos.Resumo
Este trabalhovisa explorar as possibilidades de aproximação entre o realismo crítico (RC) ea escola francesa da sociologia das organizações (EFSO), com foco especial nasua abordagem de pesquisa. Para tanto, discute-se as proposições centrais dorealismo crítico e seus desdobramentos epistemológicos e metodológicos. Emseguida, apresentamos em detalhe o aporte teórico-metodológico escola francesade sociologia das organizações, com vistas à evidenciar e caracterizar oselementos desta abordagem que poderiam ser convergentes com o RC. Na sequência,discutimos os principais elementos do processo de produção de conhecimentodesta abordagem à luz do RC, qualificando e avaliando até que ponto, e com queressalvas, se poderia pensar numa tal aproximação. Por fim, concluímos com aspossibilidades de avanço para a teoria das organizações a partir daconvergência proposta.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).