Os desafios da investigação agrária em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.81-104Palavras-chave:
Investigação Agrária. Pesquisa e Desenvolvimento. IIAM. MoçambiqueResumo
A Pesquisa Agrária e Desenvolvimento representa um instrumento dedesenvolvimento econômico que pode ajudar os países a enfrentar a fome e desnutriçãocrônicas que aflige muitas pessoas no mundo. Na África o maior desafio dosgovernos é alocarem pelo menos 1% do Produto Interno Bruto (PIB) paraInvestigação Agrária e Desenvolvimento. O presente artigo de revisão pretenderefletir sobre os atuais desafios da investigação agrária em Moçambique,incluindo analisar os níveis de investimento no sector. Se conclui que, com aimplementação do Programa de Desenvolvimento do Sector Agrário em Moçambique(PROAGRI), o governo mobilizou uma quantidade significativa de recursosfinanceiros visando a transformação e melhoria da capacidade de investigação nopaís. Os atuais níveis de investimento, no entanto, não são adequados paraacompanhar o crescimento da agricultura. Outros desafios da investigaçãoagrária incluem: (i) a incapacidade de sustentar os investimentos iniciadospelo PROAGRI, (ii) a necessidade de alterar os incentivos para que o setorprivado se envolva cada vez mais na investigação agrária, (iii) mudar o enfoquedas abordagens na definição das prioridades de pesquisa e desenvolvimento decompetências nas áreas sociais e humanas, bem como (v) a necessidade demelhorar as condições de trabalho dos investigadores para que se sintammotivados de levar a cabo suas atividades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).