Marketing, Tecnologia e Planejamento Como Diferenciais Competitivos Para Alavancar o Dark Tourism e o Desenvolvimento Local e Regional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.324-334Palavras-chave:
Turismo, Plano de Marketing, Dark TourismResumo
Competitividade, novas tecnologias de gestão e de informação e a alta sazonalidade e evolução de mercado, em especial no setor turístico, influiu nas estratégias de marketing tornando-as em instrumento importante para o planejamento do desenvolvimento local e regional. Esse artigo, resultante de estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas ESADI - Estudos Setoriais em Administração, Desenvolvimento e Inovação, tem por objetivo evidenciar como um plano de Marketing pode alavancar o desenvolvimento do setor turístico, especialmente em lugares que se enquadram no conceito de Dark Tourism. Nesse sentido, trata-se de conhecer o comportamento do consumidor e obter informações necessárias para a elaboração de um plano de Marketing de forma a impulsionar o turismo local e regional. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um referencial teórico cujos resultados identificam as vantagens de operar a gestão do turismo a partir de um planejamento que contempla a atração e prospecção de clientes a partir de cinco ações estratégias: i) criação de uma marca; ii) consolidação da imagem simbólica de Sepé Tiarajú; iii) implementação do aplicativo (APP) missões; iv) Criação do roteiro missões; e v) intensificação da estrutura do espetáculo som e luz. A pesquisa aponta as indicações que constam num plano de ação, cujo propósito disponibiliza um conjunto de possíveis benefícios para o desenvolvimento turístico do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo na cidade de São Miguel das Missões/RS/Brasil inserido no contexto dos Sete Povos das Missões.
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