Marketing, Tecnologia e Planejamento Como Diferenciais Competitivos Para Alavancar o Dark Tourism e o Desenvolvimento Local e Regional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.324-334Palabras clave:
Turismo, Plano de Marketing, Dark TourismResumen
Competitividade, novas tecnologias de gestão e de informação e a alta sazonalidade e evolução de mercado, em especial no setor turístico, influiu nas estratégias de marketing tornando-as em instrumento importante para o planejamento do desenvolvimento local e regional. Esse artigo, resultante de estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas ESADI - Estudos Setoriais em Administração, Desenvolvimento e Inovação, tem por objetivo evidenciar como um plano de Marketing pode alavancar o desenvolvimento do setor turístico, especialmente em lugares que se enquadram no conceito de Dark Tourism. Nesse sentido, trata-se de conhecer o comportamento do consumidor e obter informações necessárias para a elaboração de um plano de Marketing de forma a impulsionar o turismo local e regional. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um referencial teórico cujos resultados identificam as vantagens de operar a gestão do turismo a partir de um planejamento que contempla a atração e prospecção de clientes a partir de cinco ações estratégias: i) criação de uma marca; ii) consolidação da imagem simbólica de Sepé Tiarajú; iii) implementação do aplicativo (APP) missões; iv) Criação do roteiro missões; e v) intensificação da estrutura do espetáculo som e luz. A pesquisa aponta as indicações que constam num plano de ação, cujo propósito disponibiliza um conjunto de possíveis benefícios para o desenvolvimento turístico do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo na cidade de São Miguel das Missões/RS/Brasil inserido no contexto dos Sete Povos das Missões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).