Uma Análise dos Gastos Públicos e da Gestão Fiscal nos Municípios Mineiros Pertencentes a APLs
AN ANALYSIS OF PUBLIC EXPENDITURE AND FISCAL MANAGEMENT IN LPAS MINING MUNICIPALITIES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.9982Palavras-chave:
Administração Pública. Desempenho. Desenvolvimento. Gestão Fiscal. Gastos Públicos.Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dos gastos públicos e da gestão fiscal, tendo em vista a observação de sua influência no desenvolvimento municipal, enfatizando os municípios pertencentes a arranjos produtivos locais (APLs). Foram utilizados dados secundários das bases de dados da FIRJAN e IMRS FJP, referentes aos municípios mineiros, nos anos de 2006 a 2016. Realizou-se análise exploratória dos dados, Testes de Média e Análise de Regressão, com suporte do software SPSS®. Foram utilizadas duas proxys para o desenvolvimento: IFDM e PIB per capta. Contatou-se a diferença de média nos municípios pretendentes e não pertencentes a APLs. Observou-se que nos primeiros há maiores efeitos no desenvolvimento socioeconômico. Resultados que oferecem indicativos de atuação para os gestores públicos e que reforçam o entendimento de que ao optar por apoiar municípios que fazem parte de APLs tem-se mais condições de fomentar o desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).