Fundamentos Estatísticos da Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários: uma interpretação baseada na Teoria da Evidência de Dempster-Schafer
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2008.12.121-148Abstract
Neste texto procura-se demonstrar que a Teoria da Evidência de Dempster-Shafer permite fundamentar estatisticamente os procedimentos adotados na Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários. A partir de uma discussão das dif iculdades para se constituir inferências estatísticas sobre o comportamento de sistemas complexos, seguida de uma apresentação da Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários, é realizada uma discussão da Teoria da Evidência de Dempster -Shafer enquanto uma fundamentação estatística dos procedimentos da Análise-Diagnóstico. Conclui-se que a Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários é compatível com a Teoria da Evidência de Dempster-Shafer e, portanto, com uma análise estatística rigorosa, especialmente quando se leva em conta a complexidade do desenvolvimento da agricultura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).