A Expansão das Atividades de Confecção em Áreas Rurais no Município de Santa Cruz do Capibaribe, PE – o caso da Vila Magana
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.140-167Keywords:
Confecção, Rurbanismo, Novo Rural e PluriatividadeAbstract
Este trabalho se propõe a analisar os impactos das atividades de confecções do município de Santa Cruz do Capibaribe em sua zona rural, especificamente na vila Magana. Na área rural é possível observar de maneira mais clara os efeitos do chamado rurbanismo e as consequências geradas pela pluriatividade. A base de estudo, para artigo, do chamado Novo Rural Brasileiro que juntamente com os conceitos e as vertentes do rural e urbano formam o referencial teórico. O objeto deste estudo está situado no Agreste Pernambucano região situada no semi-árido, pelas dificuldades maiores ao desenvolvimento, principalmente, das atividades agropecuárias, o que se torna um fator adicional para o aparecimento da pluriatividade. A metodologia baseou-se em um Estudo de Caso cujas unidades de análise são nove famílias da vila. A abordagem é predominantemente qualitativa. Verificamos que a atividade de confecção é motivada mais pelo adicional financeiro e a agropecuária é praticada com motivação no prazer e tradição cultural. Concluímos que a pluriatividade trouxe benefícios para as famílias da localidade como: incentivo a educação dos filhos (não com exclusividade); mudança na responsabilidade pela manutenção da família, passando a ser compartilhada com a dona da casa; possibilitou, de modo geral, um aumento da renda total das famílias entrevistadas com consequências para um maior acesso a bens de consumo duráveis e não duráveis e um certo grau de rurbanização na localidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Desenvolvimento em Questão, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from 2025 onward): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Desenvolvimento em Questão the right of first publication.