Empreendedorismo: Soluções Inovadoras para Questões Sociais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.23.118-149Keywords:
Atitude Empreendedora. Empreendedorismo. Comportamento Empreendedor.Abstract
O presente artigo tem como objetivo identificar as associações existentes entre as dimensões da atitude empreendedora no contexto dos empreendedores sociais. Caracterizou-se como um estudo descritivo com uma abordagem quantitativa. A população foi composta por 36 gestores das organizações sociais cadastradas na Organização Parceiros Voluntários. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados, um questionário estruturado, aplicado aos gestores das organizações participantes. Para análise dos dados, foram realizadas análises estatísticas descritivas e a matriz de correlação de pearson. Os principais resultados apontaram um predomínio do sexo feminino e como principal motivo para a escolha da atividade empreendedora, verificou-se a necessidade de promover a comunidade/pessoas necessitadas e a convivência com outro empreendedor. Os resultados evidenciaram correlações positivas, de moderadas a altas, entre a atitude empreendedora e suas dimensões, com destaque para a dimensão social, onde os resultados foram expressivos em praticamente todos os indicadores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).