A gestão territorial do Médio Jequitinhonha: entre dificuldades e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.142-176Keywords:
Desenvolvimento, Desenvolvimento Rural Territorial, Políticas Públicas, Vale do JequitinhonhaAbstract
O presente artigo busca analisar o desempenho e a capacidade institucional do território Médio Jequitinhonha, Nordeste de Minas Gerais, para as ações coletivas que tangenciam as políticas públicas territoriais. Este trabalho é resultado de pesquisa e extensão desenvolvido durante os anos de 2010 a 2013, que teve como objetivo geral assessorar a organização territorial, disponibilizando capacitação para apoiar as iniciativas territoriais, construindo interfaces entre universidade, sociedade e organizações do setor público. As coletas de dados foram realizadas através de entrevistas ao Comitê Gestor e participação em Assembléias Territoriais. O conjunto de resultados encontrados mostrou que o território Médio Jequitinhonha depara-se com uma grande dificuldade: a insuficiência da capacidade de organizar-se, expressar-se. Além desta insuficiência organizativa para a consolidação do território, há outra dificuldade enfrentada: a falta de capacidade institucional, que refere-se à existência de infraestrutura pública para o desenvolvimento de atividades econômicas, sociais, culturais e políticas, no território. Contudo, há uma indicação no resultado do estudo de que o fortalecimento é possível: a pesquisa mostrou que houve fortalecimento das iniciativas públicas não estatais, geridas por associações camponesas, organizações religiosas e não governamentais, que conhecem seu público-alvo, suas demandas e suas condições de negociação com o Estado, mostrando iniciativas voltadas para o desenvolvimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).