O cumprimento do Objetivo Assegurar a Sustentabilidade Ambiental, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no Vale do Taquari/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.103-141Keywords:
sustentabilidade ambiental, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Vale do Taquari.Abstract
Considerada uma discussão recente e polêmica, a sustentabilidade é um dos temas mais tratados na sociedade contemporânea. As proposições atuais perpassam a ciência, a política, a economia, a geografia, o planejamento territorial, outras ciências e até mesmo o senso comum. Diante de tal condição, nos anos 2000, a Organização das Nações Unidas liderou a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com vistas a melhorar a qualidade de vida da população mundial. Dos objetivos propostos, um deles é o ODM 7 - Assegurar a Sustentabilidade Ambiental. O presente artigo discute o ODM 7 para os municípios do Vale do Taquari/RS e objetiva identificar como o referido está sendo cumprido. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, que coletou dados bibliográficos e documentais e o tratamento destes se deu a partir da análise de conteúdo. Encerra destacando que dos focos de análise do ODM 7, proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, acesso à água potável, saneamento básico e melhoria das condições de vida da população urbana, o principal tema a ser discutido e tratado pelos municípios é o saneamento básico, que o ODM 7 está parcialmente atendido e que o cumprimento dos objetivos não está diretamente relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e sim, na qualificação e atendimento das legislações, políticas e projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida da população.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Desenvolvimento em Questão, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from 2025 onward): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Desenvolvimento em Questão the right of first publication.