Meio ambiente e doenças crônicas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.389-397Keywords:
Meio Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Saúde coletivaAbstract
Trata-se de uma resenha do livro “Toxique planète: Le scandale invisible des maladies chroniques” de André Cicolella lançado em 2013. O livro apresenta uma ampla visão da degradação ambiental do planeta enquanto quadro explicativo do crescimento das doenças crônicas em diferentes faixas etárias da população, em particular a dos idosos, e com sérios riscos para a saúde de futuras gerações. Bem documentado com estatísticas de agências americanas e europeias, o livro apresenta uma síntese dos desafios do sistema de saúde diante da combinação dos efeitos de vários tipos de poluição, do uso de substâncias químicas na indústria e na alimentação, pesticidas e manipulações genéticas na agricultura, etc. Entre os aspectos destacados pela obra de Cicocella estão os efeitos dos disruptores endócrinos na saúde e o conceito de lançador de alerta como tendo importante papel na conscientização da opinião pública.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).