Desafios para Articular a Dimensão da Participação no Planejamento: Um Estudo da Edificação do Plano Diretor Participativo de uma Organização Pública Federal de Ensino Superior Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.202-232Keywords:
Participação, Planejamento, Plano Diretor Participativo, Organização Pública de Ensino Superior BrasileiraAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar a dimensão da participação no planejamento, tomando como base empírica o estudo da edificação do Plano Diretor (PD) de uma organização pública de ensino superior brasileira, a UFRRJ. Realizou-se uma análise qualitativa, sob uma abordagem interpretativa dos dados de fontes bibliográficas, documentais e pesquisa de campo com fontes orais e observação. A suposição inicial da pesquisa foi que a edificação do PD no âmbito de uma universidade, que se dispõe a ser participativo, deve envolver os diversos segmentos da comunidade acadêmica e os agentes sociais do entorno do campus nos processos de decisão, a começar pela disseminação e fácil acesso às informações que servirão de base para a construção desse instrumento. Entretanto, a análise acena para uma situação que contraria o sentido de participação que se imprime no estudo, de que, ao considerá-la em sua magnitude, pressupõe que não há participação sem que ocorra a democratização dos processos decisórios. Por outro lado, sugere que os Planos Diretores de organizações públicas de ensino superior no Brasil têm apresentado importantes avanços para o planejamento e gestão do território das universidades. Todavia, os achados da pesquisa apontam que o estudo da participação social expõe uma lacuna histórica ainda muito presente nas instituições públicas brasileiras. Essa lacuna se reflete, fortemente, na experiência singular aqui analisada, quando uma organização se vê desafiada a ir de encontro a dinâmicas que requerem a democratização dos processos de tomada de decisão.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Desenvolvimento em Questão, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from 2025 onward): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Desenvolvimento em Questão the right of first publication.