Rede de Cooperação entre Autores que Publicam nas Temáticas Stakeholders, Agro e Bioenergia, Biocombustíveis e Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.289-315Keywords:
Sociometria. Stakeholders. Bioenergia. Biocombustíveis. SustentabilidadeAbstract
Este artigo possui como objetivo realizar um estudo sociométrico de cooperação entre autores acerca das temáticas stakeholders, agro e bioenergia, biocombustíveis e sustentabilidade. Para operacionaliza-lo foi efetuada uma pesquisa bibliométrica em periódicos nacionais A1, A2, B1, B2, B3 e B4 e análise sociométrica, o que permite verificar a estrutura de cooperação entre autores, bem como classificar os autores de acordo com a regularidade e a distribuição de suas publicações ao longo do tempo. Compuseram a amostra 54 artigos, sendo 09 sobre a temática stakeholders, 13 sobre agro e bioenergia, 17 sobre biocombustíveis e 15 sobre sustentabilidade. O levantamento foi efetuado no período de 10 anos (janeiro de 2002 a 2012). As palavras-chave de busca foram “agroenergia”, “bioenergia”, “biocombustíveis”, “stakeholder”, “stakeholders” e “sustentabilidade”. Constatou-se que acerca da temática stakeholders nas 6 redes de cooperação existentes, as quais envolvem 21 autores, não há presença de atores centrais. De mesmo modo, nas temáticas agro e bioenergia, biocombustíveis e sustentabilidade foram encontradas conexões ínfimas entre diferentes redes de cooperação. Tais informações permitem concluir que, por ora, os pesquisadores brasileiros que publicam nas temáticas em análise atuam de modo isolado, sem investir e fortalecer a cooperação junto aos pares e estabelecerem líderes que orquestram seguidores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).