“Patrulha Agrícola” e o Desenvolvimento da “Porteira para Dentro”: Analisando o Programa de Infraestrutura Agrícola de São Lourenço do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.164-196Keywords:
Política pública, Infraestrutura, Patrulha Agrícola, Desenvolvimento RuralAbstract
O presente trabalho tem como temática a questão da política agrícola de infraestrutura, a qual se mostra cada vez mais essencial para proporcionar melhores condições à produtividade e na qualidade de vida dos moradores rurais, bem como alavancar o processo de desenvolvimento rural, especialmente da “porteira para dentro”. Assim, o objetivo deste estudo é entender como a Patrulha Agrícola, política pública de apoio à infraestrutura, contribui para o fortalecimento das propriedades rurais e para o desenvolvimento do município de São Lourenço do Sul/RS. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, utilizando técnicas como: análise de dados secundários/documentos para compreender a organização da política pública municipal; entrevistas semiestruturadas com gestores locais e agricultores. Os primeiros resultados mostraram que a Patrulha Agrícola contribui para o fortalecimento das propriedades rurais, tendo grande importância no aumento da infraestrutura da “porteira para dentro” o que auxiliou na modernização das propriedades e no aumento de produtividade. Ao fim, concluiu-se que a demanda pelos serviços é maior do que a disponibilidade de maquinários para a execução e que é necessário buscar por alternativas de forma conjunta (poder público e agricultores) para melhorar a Patrulha Agrícola.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).