Propriedade Intelectual e Apropriabilidade em Universidades Federais: Estudo Multicaso no Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.448-482Keywords:
Propriedade Intelectual. Apropriabilidade. Inovação. Transferência de Tecnologia. Universidade Pública.Abstract
O objetivo deste estudo foi investigar os mecanismos de apropriação do conhecimento em três universidades do Estado de Minas Gerais (UFLA, UFV e UFMG). Foi realizado um estudo multicaso de natureza qualitativa e exploratória, fundamentado em pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. O estudo propõe um Framework de Propriedade Intelectual e Apropriabilidade em Universidades. Os mecanismos identificados foram: depósito de patentes, registros de software, registros de cultivares, registro de marcas, além de presença de redes, incubadora de empresas de base tecnológica, parque tecnológico, parcerias entre universidades e empresas e parcerias de cooperação pública. Conclui-se que os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ainda necessitam passar por estágios de amadurecimento. Alguns NITs não possuem membros especializados em habilidades de marketing, sendo crucial para o sucesso da transferência de tecnologias. Esta pesquisa constata uma realidade de universidades que produzem tecnologias, mas pouco conseguem promovê-las e transferi-las para a sociedade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).