Inovações Sociais como Meio de Promoção do Consumo Sustentável: Possibilidades e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.383-416Keywords:
Consumo Sustentável, Inovação Social, Transformação SocialAbstract
A proposta de consumo sustentável como um dos três principais objetivos do desenvolvimento sustentável centra-se no atendimento às necessidades humanas, ao tempo em que busca estabelecer o respeito aos limites do ecossistema. A sociedade civil é protagonista neste processo e pode tanto mobilizar pressões para que as mudanças institucionais necessárias ocorram quanto promover ações bottom-up, como inovações sociais, que buscam apresentar respostas para os problemas sociais e potencializar as localidades e os recursos rumo ao desenvolvimento, através de ações democráticas e participativas que promovam a inclusão social, tais como práticas de formação de redes de comércio justo, cooperativas de alimentos, plataformas de negociação e permuta, bem como a criação de moedas locais. Assim, este ensaio tem como propósito discutir como inovações sociais podem contribuir para a promoção do consumo sustentável, analisando as possibilidades e os desafios inerentes a este processo. Para tanto, em termos metodológicos, foi realizado um ensaio teórico. Os resultados demonstram que inovação social pode auxiliar na promoção do consumo sustentável, uma vez que analisadas sob a perspectiva do contexto social, elas promovem a adoção de novas práticas, novas relações de trabalho, novas formas de produção e consumo que provocam mudanças nas relações sociais e renovam suas relações em termos de sustentabilidade ao aumentar a proporção do consumo realizado fora do mercado convencional, sendo muitas vezes vista como uma contribuição importante para uma vida sustentável a nível local, apesar de enfrentar alguns desafios.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).