Diversas vozes, muitos dilemas: discutindo o Programa Bolsa Família a partir das questões de gênero e empoderamento
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.322-352Keywords:
Gênero, Empoderamento, Programa Bolsa FamíliaAbstract
O Programa Bolsa Família foi criado com o objetivo de promover o alívio da pobreza por meio da transferência de renda. É expressivo o percentual de mulheres beneficiárias, pois são elas as titulares para o recebimento. A prioridade feminina se dá porque se considera que são elas as responsáveis pelo cuidado da família. Tendo isso em vista, esta pesquisa foi realizada no município de Babaçulândia (TO), no Acampamento Ilha Verde, com o objetivo de levantar os efeitos do Programa Bolsa Família no cotidiano das mulheres beneficiárias desse Acampamento, com foco nas relações de gênero e empoderamento. Metodologicamente, utilizou-se a História Oral, que visa o contato direto com os sujeitos via história narrada por meio da técnica da entrevista. As mulheres do Acampamento Ilha Verde relataram utilizar o benefício para manter a sobrevivência da família (por meio da aquisição de alimentos, roupas e remédios). Nas entrevistas realizadas, nenhuma das mulheres relatou ter participado de programas complementares ligados ao Bolsa Família, como cursos do Programa Bolsa Família ou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A partir das discussões, e através das narrativas das mulheres, percebeu-se que o Programa Bolsa Família não provocou transformações no cotidiano das famílias do Acampamento Ilha Verde, pois as mulheres reproduzem as relações de gênero.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).