Turismo e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise das Atividades Turísticas em uma Comunidade Pacificada do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.422-452Keywords:
Turismo, Desenvolvimento Sustentável, FavelasAbstract
Tendo em vista o potencial do turismo para levar ao desenvolvimento e a procura crescente por um turismo social, esse artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da atividade turística em uma comunidade pacificada, a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura que aborda a temática das favelas, a relação entre turismo e desenvolvimento, e a noção de desenvolvimento sustentável. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos de discussão: um com moradores envolvidos com atividade turística dentro da comunidade em questão, o Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro; e outro com moradores que não têm este envolvimento. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados, a partir de categorias de sustentabilidade desenvolvidas com base em Sachs (2009), que considera múltiplas dimensões do desenvolvimento sustentável, tais como: econômica, social, política, cultural, ecológica e territorial. Os resultados do estudo apontam que a realidade da comunidade tem sido alterada apenas no que diz respeito ao aspecto econômico de geração de renda, mas ainda assim, essa mudança só é percebida por aqueles moradores que possuem uma atividade profissional relacionada com o turismo na comunidade. Constata-se, portanto, uma deficiência no critério social da sustentabilidade, tendo em vista que a geração de renda decorrente das atividades turísticas não se dá de forma equânime, restringindo-se a alguns moradores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).