A Questão da Juventude na Contemporaneidade: Estudo dos Projetos de Vida em Arroio do Tigre/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.260-284Keywords:
Desenvolvimento, Jovens Rurais, Permanência, Perspectivas.Abstract
Reconhecendo a relevância da juventude e que a mesma possui papel preponderante no processo de desenvolvimento rural, o objetivo do estudo é identificar os projetos de vida dos jovens, filhos de agricultores familiares produtores de tabaco de Arroio do Tigre/RS. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, as técnicas utilizadas para a coleta de dados foram: pesquisa documental e bibliográfica, entrevista semiestruturada com 18 jovens na faixa etária de 14 a 25 anos, bem como a observação participante e o caderno de campo. Analiticamente a pesquisa se pautou na Perspectiva Orientada aos Atores e do Campo de Possibilidades, de Norman Long e Van der Ploeg e de Gilberto Velho, respectivamente. Como principais resultados elenca-se o fato dos jovens projetarem suas vidas no meio rural, terem um leque diversificado de planos e ações, bem como destaca-se que os mesmo encontram-se otimistas em relação à concretização dos seus projetos de vida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).