Uma Análise de Construtos Teóricos sobre Participação e Gestão Social

Autores

  • Julio Cesar Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Virgílio Cézar da Silva e Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Carlos Frederico Bom Kraemer Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.34-51

Palavras-chave:

Gestão Social, Participação, Cidadania.

Resumo

A gênese do conceito de gestão social é produto da necessidade de se estabelecer novos referenciais para a administração pública, pautados pela definição coletiva de fins e meios e pela interseção de valores, saberes e visões de mundo, bem como a dinâmica da participação democrática. O presente artigo procura responder a seguinte questão-problema: De que forma alguns construtos teóricos sobre participação contemplam os princípios da inclusão, do pluralismo, da igualdade, da autonomia e do bem comum, fontes de legitimidade da deliberação pública e premissas da cidadania deliberativa? Fazendo uso de um método de pesquisa bibliográfica serão analisados os construtos sobre participação de Nogueira (2005; 1998); Arnstein (1969); Bordenave (1992) e Pretty (1995). Pretende-se com este trabalho contribuir para o fortalecimento do debate conceitual sobre gestão social, correlacionando-a com diferentes construtos sobre participação

Biografia do Autor

Julio Cesar Andrade de Abreu, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. 

Virgílio Cézar da Silva e Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Carlos Frederico Bom Kraemer, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Abreu, J. C. A. de, Oliveira, V. C. da S. e, & Kraemer, C. F. B. (2019). Uma Análise de Construtos Teóricos sobre Participação e Gestão Social. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 34–51. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.34-51

Edição

Seção

Artigos