Aplicação do Método Mesmis para Análise da Sustentabilidade de Sistemas de Produção da Pecuária Familiar em Área do Bioma Pampa no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.354-376Keywords:
sustentabilidade, pecuária familiar, soja.Abstract
Por representar um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Bioma Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência. Desde a colonização ibérica, a pecuária extensiva (bovinos de corte e ovinos) sobre os campos nativos tem sido a principal atividade econômica da região. A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais do Pampa. O objetivo deste artigo é avaliar a sustentabilidade de diferentes sistemas de produção da pecuária familiar no Rio Grande do Sul. Foi utilizado o método MESMIS para a analise de sustentabilidade de três grupos de sistemas de produção identificados: Campo Nativo (CN), Campo Nativo e Cultivos (CN+C) e Campo Nativo e Soja (CN+S). Foi identificada diferença significativa (p<0,05) para o atributo “Produtividade” entre os sistemas CN+C e CN+S, sendo o primeiro superior ao segundo. Para os demais atributos de sustentabilidade não houve diferenças significativas entre os sistemas de produção da pecuária familiar estudados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).