Universidade Empreendedora: proposição de modelo teórico

Autores

  • Sofia Maria de Araújo Ruiz Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Cristina Dai Prá Martens Universidade Nove Julho (Uninove)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.121-138

Palavras-chave:

Universidade empreendedora, Dimensões de Universidade Empreendedora, Empreendedorismo no meio acadêmico

Resumo

O objetivo deste artigo foi propor um conjunto de elementos que caracterizam as universidades empreendedoras. Foi revisitada a literatura, desde os artigos seminais até 2017 e, partindo de 289 estudos pesquisados, foram selecionados e analisados 13 artigos de forma qualitativa para a proposição do modelo teórico, os quais possibilitaram a compreensão das características das universidades empreendedoras. Os elementos teóricos foram agrupados e relacionados em dimensões que, após serem refinados, embasaram a proposição do modelo teórico para análise empírica das universidades empreendedoras. Esta análise possibilitou a compreensão das características das universidades empreendedoras que se transformam para atender às demandas da sociedade. Espera-se que os resultados apresentados e discutidos possam auxiliar as universidades na ampliação de seu papel social, juntamente com seu ecossistema empreendedor, e na adoção de ações voltadas para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação. Como contribuição acadêmica, este estudo relaciona as características das universidades empreendedoras e integra essas características em dimensões para compreensão das diferenças entre as universidades tradicionais e as empreendedoras e, pode servir de ponto de partida para outros estudos empíricos. Destaca-se a necessidade de pesquisas empíricas futuras para validar os elementos identificados e/ou agregar outros elementos que possam compor uma universidade empreendedora.

Biografia do Autor

Sofia Maria de Araújo Ruiz, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Cristina Dai Prá Martens, Universidade Nove Julho (Uninove)

Doutora em Administração, Empreendedorismo, Orientação Empreendedora, Administração da Informação pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Ruiz, S. M. de A., & Martens, C. D. P. (2019). Universidade Empreendedora: proposição de modelo teórico. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 121–138. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.121-138

Edição

Seção

Artigos