Conhecimento Contábil no Contexto das Ciências Sociais e a Investigação Científica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2004.3.119-148Abstract
Este artigo pretende contribuir na construção de um quadro conceitual de análise, a partir do entendimento das particularidades comportamentais dos agentes envolvidos no contexto das Ciências Sociais, da abrangência potencial da ação do contador nas organizações e sociedade e da necessidade de que os limites e possibilidades de sua ação e formação tenham também como referência a decisão organizacional e os relacionamentos que se estabelecem entre as células sociais e entre estas e a sociedade. Para tanto buscou-se, primeiramente, evidenciar as repercussões das características das Ciências Sociais sobre a Contabilidade e a ação de seus profissionais. Em decorrência, é proposta uma estrutura de análise da ação do Contador a partir do modelo de paradigmas do conhecimento científico de Burrell e Morgan (1979) (funcionalismo, relativismo social, estruturalismo radical e neohumanismo) e seus desdobramentos para a Contabilidade. O artigo visa com isso subsidiar a escolha dos métodos de investigação em contabilidade que são decorrentes dos conceitos ontológicos e epistemológicos do pesquisador e das características de cada disciplina do conhecimento contábil. Esta segregação acaba refletindo-se diretamente nas metodologias de pesquisa admissíveis em cada foco de investigação e na postura adotada pelos diversos agentes organizacionais que permeiam a célula social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).