Quem é o Consumidor Sustentável? Uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional sobre os Fatores Influenciadores do Consumo Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.104-122Palabras clave:
Marketing Verde, Consumo Verde, Marketing Sustentável, Consumo ConscienteResumen
Diversas pesquisas defendem que o conjunto dos principais fatores determinantes do comportamento de consumo sustentável ainda não é suficientemente claro, sendo necessários esforços adicionais que possibilitem avanços nesse sentido. Partindo dessa lacuna, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais fatores determinantes do consumo sustentável já identificados mundialmente. Este estudo foi desenvolvido através do método da revisão sistemática de literatura. Para tanto foram definidos 7 termos de busca, pesquisados na base de dados Web of Science. Ao final das buscas e análises, compuseram a amostra de estudo 143 artigos. Por meio da revisão, foram identificados 21 fatores que se destacam como determinantes do consumo sustentável, dentre os quais a consciência ambiental se sobressai. Entretanto vários fatores menos intuitivos ou evidentes também foram verificados. Por exemplo: Acesso às redes sociais; Nível de religiosidade; Taxa de penetração do transporte público; Amor pela posse material; Taxa de urbanização; Emoções, entre outros. Os resultados do estudo contribuem para a formação de uma abordagem teórica mais sólida para se analisar e entender o comportamento de consumo sustentável. Almeja-se por meio disso proporcionar às empresas um melhor delineamento dos fatores motivadores do consumo sustentável, que em posse de tais informações, poderão desenvolver estratégias mais assertivas no atendimento das demandas desse público, potencializando suas vendas, bem como contribuindo para a solidificação do desenvolvimento sustentável.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.