Quem é o Consumidor Sustentável? Uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional sobre os Fatores Influenciadores do Consumo Sustentável

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.104-122

Palabras clave:

Marketing Verde, Consumo Verde, Marketing Sustentável, Consumo Consciente

Resumen

Diversas pesquisas defendem que o conjunto dos principais fatores determinantes do comportamento de consumo sustentável ainda não é suficientemente claro, sendo necessários esforços adicionais que possibilitem avanços nesse sentido. Partindo dessa lacuna, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais fatores determinantes do consumo sustentável já identificados mundialmente. Este estudo foi desenvolvido através do método da revisão sistemática de literatura. Para tanto foram definidos 7 termos de busca, pesquisados na base de dados Web of Science. Ao final das buscas e análises, compuseram a amostra de estudo 143 artigos. Por meio da revisão, foram identificados 21 fatores que se destacam como determinantes do consumo sustentável, dentre os quais a consciência ambiental se sobressai. Entretanto vários fatores menos intuitivos ou evidentes também foram verificados. Por exemplo: Acesso às redes sociais; Nível de religiosidade; Taxa de penetração do transporte público; Amor pela posse material; Taxa de urbanização; Emoções, entre outros. Os resultados do estudo contribuem para a formação de uma abordagem teórica mais sólida para se analisar e entender o comportamento de consumo sustentável. Almeja-se por meio disso proporcionar às empresas um melhor delineamento dos fatores motivadores do consumo sustentável, que em posse de tais informações, poderão desenvolver estratégias mais assertivas no atendimento das demandas desse público, potencializando suas vendas, bem como contribuindo para a solidificação do desenvolvimento sustentável.

Biografía del autor/a

Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE). http://lattes.cnpq.br/3469488067. http://orcid.org/0000-0002-4515-6581813540.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar (UNP)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN). Professor da Universidade Potiguar (UNP). http://lattes.cnpq.br/9068744455564829. http://orcid.org/0000-0003-4033-7655.

Eliana Andrea Severo, Universidade Potiguar (UNP)

Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). http://lattes.cnpq.br/0272640518459010. https://orcid.org/0000-0002-5970-4032.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Gestor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). http://lattes.cnpq.br/5800981960545923. http://orcid.org/0000-0001-5952-953X.

Cinthia Gabrielle Celedonio Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Professora do Colégio Pontes Barbosa (CPB). http://lattes.cnpq.br/5333872894136468. cinthia-celedonio@hotmail.com

Publicado

2020-11-26 — Actualizado el 2021-03-16

Cómo citar

Silva, A. W. P. da, El-Aouar, W. A., Severo, E. A., Castro, A. B. C. de, & Silva, C. G. C. (2021). Quem é o Consumidor Sustentável? Uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional sobre os Fatores Influenciadores do Consumo Sustentável. Desarollo En Cuestión, 19(54), 104–122. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.104-122