Interpretar o Trabalho como um Chamado Contribui para a Empregabilidade ou a Atrapalha?
DOES INTERPRETING WORK AS A CALLING CONTRIBUTE OR DAMAGE AN INDIVIDUAL’S EMPLOYABILITY?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11031Palabras clave:
Chamado ocupacional, Empregabilidade, Mentalidade de paradoxo, Desenvolvimento profissional proativoResumen
Neste estudo, sustenta-se que chamados ocupacionais não são nem somente positivos nem somente negativos para a empregabilidade de indivíduos. Para testar esta ideia, objetivou-se analisar a existência de associações positivas e negativas indiretas entre a percepção de um chamado ocupacional e a empregabilidade, e o efeito moderador da mentalidade de paradoxo em tais relações. Para tal, foi realizado um estudo de natureza quantitativa, e os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostraram um efeito direto negativo entre perceber um chamado ocupacional e a empregabilidade. Além disso, notou-se um efeito indireto positivo entre essas variáveis, via desenvolvimento profissional proativo, e um efeito indireto negativo, via inflexibilidade na carreira. Finalmente, foi identificado também um efeito moderador da mentalidade de paradoxo na relação entre perceber um chamado e empregabilidade, mediada pela inflexibilidade de carreira. Deste modo, este estudo contribui para a literatura de desenvolvimento de carreiras ao mostrar possíveis efeitos negativos da percepção de um chamado para a empregabilidade, enquanto a prática de muitos aconselhadores de carreira ignoram este efeito.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).