Negócios Sociais e Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.11185Palabras clave:
Empreendedorismo sustentável, Negócios Sociais, Desenvolvimento SustentávelResumen
O empreendedorismo sustentável vem sendo debatido recentemente, uma vez que as organizações estão combinando os seus esforços econômicos com ações em prol do bem-estar social e ambiental. Surge na sociedade o conceito de negócios sociais, organismos autossustentáveis, que impactam positivamente por meio da criação de projetos socioambientais e geram receitas como qualquer outra empresa dentro da lógica tradicional capitalista. Dessa forma, o objetivo principal do artigo consiste em analisar como é realizado o desenvolvimento sustentável em negócios sociais, por meio de um estudo exploratório e descritivo em fontes digitais, analisando uma amostra de negócios sociais com a apresentação de suas ações e serviços e quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estão de acordo. Como metodologia, esta pesquisa segue abordagem qualitativa. Quanto aos fins é exploratória e descritiva e quanto aos meios foi realizada pesquisa de campo nos sites de dez empresas localizadas no Estado do Rio de Janeiro. O método da pesquisa foi baseado na análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que as empresas executam ações como logística reversa, reciclagem, compostagem, recuperação dos solos e replantio. Apresentam ainda determinadas características como cultura socioambiental, qualificação de mão de obra, identidade, igualdade de gênero, habilidades e atitudes voltadas para conservação do meio ambiente. Conclui-se que os negócios sociais precisam se profissionalizar cada vez mais e estar atentos às práticas mais modernas de gestão no mercado atual, pois ainda há uma falta de conhecimento e atitude para provocar mudanças nos âmbitos administrativo, financeiro e estratégico.
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