Análise Reflexiva acerca das Contribuições da TI Verde para a Sustentabilidade Corporativa
REFLECTIVE ANALYSIS ON GREEN INFORMATION TECHNOLOGY CONTRIBUTIONS TO CORPORATE SUSTAINABILITY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11205Palabras clave:
TI Verde, Sustentabilidade, Triple Botton LineResumen
Conduzido por meio de uma revisão sistemática da literatura, este artigo objetiva situar o modelo da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) no contexto teórico da Sustentabilidade Corporativa. Tendo em vista que as práticas de TI Verde são utilizadas com o propósito de reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades de TI, uma análise reflexiva quanto ao uso de medidas associadas à TI Verde possibilita identificar o conjunto atividades que precisam ser realizadas para as empresas tornarem-se ambientalmente corretas, a fim de introduzirem processos de negócios ambientalmente favoráveis nas organizações e produtos ambientalmente corretos para o mercado. A pesquisa originou-se a partir da percepção da complexidade que caracteriza a referida temática, decorrente da evolução tecnológica no âmbito de tecnologia de informação, que contribui e reforça a necessidade de realização de estudos de caráter reflexivo que possam facultar a concepção de modelos de gestão de TI eficazes e de menor custo para a sua operacionalização nas organizações.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).