O Aglomerado Produtivo da Indústria Salineira do Rio Grande do Norte
THE PRODUCTIVE AGGLOMERATE OF THE RIO GRANDE DO NORTE SALINARY INDUSTRY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11360Palabras clave:
Aglomerados Produtivos. Industria Salineira. Rio Grande do Norte.Resumen
O tema desta pesquisa é o aglomerado produtivo da indústria salineira do RN, o estudo teve por objetivo analisar se a indústria salineira possui os processos necessários para se promover o desenvolvimento do seu aglomerado produtivo, para referendar a pesquisa evidenciou-se as principais práticas dos aglomerados produtivos que obtiveram êxito ao longo da história A metodologia de pesquisa é descritiva; a abordagem do problema de natureza quantitativa; o objeto de estudo foi Indústria Salineira do Rio Grande do Norte; utilizou-se de um questionário aplicado com 115 gestores, em 2019; a ferramenta estatística utilizada foi a análise fatorial. Os principais resultados, no fator inovação tecnológica, apresentou-se com baixa tecnologia, com inexistência de polos tecnológicos e baixo nível de cooperação; no polo empresa-comunidade, evidenciou a não inclusão da comunidade local nas estratégias empresarias e a não observância da cultura local; no fator atuação institucional, constatou-se a carência da inserção do ator público; e no polo competitividade, destacou-se a necessidade de desconcentração e descentralização no setor salineiro, nesse fator observou-se um maior equilíbrio em relação as práticas dos aglomerados estudados. Conclusões, a indústria salineira carece-se de organização na sua indústria, destacadamente com a participação do ator institucional para promover as políticas para desenvolvimento do setor. Esse estudo contribui com o setor empresarial, apresentando um panorama da indústria salineira do RN relacionado com a prática dos aglomerados de sucesso e contribui para academia como modelo de como se analisar um setor. Destaca-se em estudos futuros, que sejam inseridos outros atores na pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).