Comercialização da Soja: Elementos para Entender a Importância do Preço e da Época do Ano na Decisão de Venda pelo Produtor Rural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11707

Palabras clave:

Mercado e comercialização, Soja, Comportamento do produtor, Econometria.

Resumen

 O crescimento na oferta mundial de soja tem sido significativo nas últimas décadas e a demanda tem aumentado na medida em que a população mundial cresce e se urbaniza e a renda aumenta. Em função disto e dos fatores que tornaram o Rio Grande do Sul em um grande produtor de soja, um amplo mercado para a commodity se institucionalizou. Neste mercado, associado à comercialização do grão, estão envolvidos principalmente os produtores rurais e os originadores, compostos por cooperativas agropecuárias, cerealistas e tradings. Por sua natureza, o mercado de soja em grãos oscila consideravelmente e os momentos de safra se constituem como períodos de pressão de oferta. Neste contexto, objetivou-se analisar o processo de identificação dos parâmetros que estimulam os produtores rurais a tomar a decisão sobre o momento considerado adequado para comercializar a sua safra. Foram utilizadas três amplas bases de dados primários, resultantes de uma pesquisa documental de três organizações que atuam a mais de 60 anos na Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul. A partir destas séries temporais, estimaram-se três equações econométricas a partir do Modelo de Regressão Linear Múltipla e utilização do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Entre os resultados destaca-se o preço da soja influenciou na decisão de venda, por parte do sojicultor. Também, foi possível observar que existe um processo de sazonalidade e a maior parte da safra é comercializada entre os meses de março de junho, período em que os agricultores pagam suas obrigações financeiras, como empréstimos contraídos para o custeio agrícola.

Biografía del autor/a

Erlei Jose Alessio Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Agronegócios pala Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://lattes.cnpq.br/9274091375215256. erleialessio@yahoo.com.br 

Marlussi de Oliveira Garzão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://lattes.cnpq.br/3648559845176661. https://orcid.org/0000-0002-2187-4546. margarzao@hotmail.com

Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://lattes.cnpq.br/3648559845176661. https://orcid.org/0000-0003-2000-1521. nilson.costa@ufsm.br

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). http://lattes.cnpq.br/2532279040491194. https://orcid.org/0000-0002-4324-9178. acsufra@gmail.com 

Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Barbosa, E. J. A., Garzão, M. de O., Costa, N. L., & Cordeiro de Santana, A. (2022). Comercialização da Soja: Elementos para Entender a Importância do Preço e da Época do Ano na Decisão de Venda pelo Produtor Rural. Desarollo En Cuestión, 20(58), e11707. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11707