Comercialização da Soja: Elementos para Entender a Importância do Preço e da Época do Ano na Decisão de Venda pelo Produtor Rural
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11707Palabras clave:
Mercado e comercialização, Soja, Comportamento do produtor, Econometria.Resumen
O crescimento na oferta mundial de soja tem sido significativo nas últimas décadas e a demanda tem aumentado na medida em que a população mundial cresce e se urbaniza e a renda aumenta. Em função disto e dos fatores que tornaram o Rio Grande do Sul em um grande produtor de soja, um amplo mercado para a commodity se institucionalizou. Neste mercado, associado à comercialização do grão, estão envolvidos principalmente os produtores rurais e os originadores, compostos por cooperativas agropecuárias, cerealistas e tradings. Por sua natureza, o mercado de soja em grãos oscila consideravelmente e os momentos de safra se constituem como períodos de pressão de oferta. Neste contexto, objetivou-se analisar o processo de identificação dos parâmetros que estimulam os produtores rurais a tomar a decisão sobre o momento considerado adequado para comercializar a sua safra. Foram utilizadas três amplas bases de dados primários, resultantes de uma pesquisa documental de três organizações que atuam a mais de 60 anos na Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul. A partir destas séries temporais, estimaram-se três equações econométricas a partir do Modelo de Regressão Linear Múltipla e utilização do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Entre os resultados destaca-se o preço da soja influenciou na decisão de venda, por parte do sojicultor. Também, foi possível observar que existe um processo de sazonalidade e a maior parte da safra é comercializada entre os meses de março de junho, período em que os agricultores pagam suas obrigações financeiras, como empréstimos contraídos para o custeio agrícola.
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