Inovação no Desenvolvimento Rural e Regional: O Caso das Novidades Multidimensionais das Agroindústrias Familiares
INNOVATION IN DEVELOPMENT RURAL AND REGIONAL: THE CASE OF MULTIDIMENSIONS NOVELTIES IN THE FAMILY AGROINDUSTRIES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11734Palabras clave:
Novidades. Alimentação. Agroindústrias familiares. Desenvolvimento regional e rural.Resumen
A pesquisa buscou identificar e analisar as motivações e os diferentes tipos de novidades nos sistemas produtivos e nas agroindústrias familiares e seus efeitos nas famílias e nos processos de desenvolvimento rural e regional. A metodologia foi desenvolvida com base em dados qualitativos e quantitativos, principalmente entrevistando agricultores (quatro), técnicos e agentes de desenvolvimento rural (oito), no Município de Verê/PR, em 2018. As abordagens teóricas utilizadas foram a Perspectiva Orientada ao Ator (POA) de Norman Long e a Perspectiva Multinível e Co-Evolucionária (PMN) de autores que trabalham com abordagens sociotécnicas. Esta pesquisa encontrou diferentes tipos de novidades, como: produtiva, tecnológica, organizacional, de construção de mercados e de sustentabilidade ambiental. Tais novidades garantiram uma melhor condição de vida e trabalho para as famílias estudadas e corroboraram para explicar sua permanência nas áreas rurais. Com essas novidades, os agricultores alcançaram um sistema de produção mais sustentável, com maior autonomia produtiva, comercial e financeira e, ao mesmo tempo, passaram a produzir alimentos mais saudáveis. No entanto, também foi observado que existem desafios à sedimentação de novidades, como: a incerteza na sucessão familiar, a continuidade da rede social dos atores e a dependência de políticas e ações públicas do Estado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).