Técnicas E Ferramentas No Processo De Gestão Do Conhecimento Em Uma Empresa De Base Tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11736

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Empresa de Base Tecnológica, Manual APO, Asian Productivity Organization, Micro e Pequena Empresa

Resumen

Empresas de Base Tecnológica (EBTs) são dependentes de conhecimento, recurso fundamental para a criação de valor, a inovação e a obtenção de vantagem competitiva. A habilidade em identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar esse conhecimento permeia as EBTs, constituindo-se fundamental sua gestão. O objetivo deste estudo consiste em identificar, de acordo com o manual de técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento (GC), de Young (2010, 2020), técnicas e ferramentas utilizadas no processo de GC em uma EBT do sul do Brasil. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso único, com objetivos exploratório e descritivo e com uso de dados primários e secundários. A partir da análise desses dados, realizada por intermédio da análise de conteúdo com auxílio do software NVivo® 12, identificaram-se técnicas e ferramentas para cada uma das cinco fases do processo de GC. A organização dessas fases revelou potencial para transformar o conhecimento em vantagem competitiva. Assim, este estudo contribui com a literatura sobre o assunto, confirmando, mediante evidências empíricas, que o manual constitui um caminho eficaz para identificar técnicas e ferramentas do processo de GC. Além disso, o framework do processo de GC apresentado a partir do manual pode auxiliar a identificar as áreas que devem concentrar as iniciativas de GC na empresa, instituindo oportunidades de melhoria que possam refletir ainda mais no desempenho empresarial.

Biografía del autor/a

Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. http://lattes.cnpq.br/1333528665527981. http://orcid.org/0000-0001-7042-1239. vwelchen90@gmail.com

Joel Tshibamba Mukendi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7. http://orcid.org/0000-0003-2304-0470391279765670348. tshibambajoel@yahoo.fr.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université de Poitiers, França. Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). http://lattes.cnpq.br/6028718382943867. http://orcid.org/0000-0003-4136-6933. acfachin@ucs.br

Éderson de Almeida Pedro, Sr., Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). http://lattes.cnpq.br/7053188406201908. http://orcid.org/0000-0001-7419-0386. edertecmail@gmail.com

Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Welchen, V., Mukendi, J. T., Fachinelli, A. C., & Pedro, Éderson de A. (2022). Técnicas E Ferramentas No Processo De Gestão Do Conhecimento Em Uma Empresa De Base Tecnológica. Desarollo En Cuestión, 20(58), e11736. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11736