As Políticas Públicas de Inovação com Foco na Indústria Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11904

Palavras-chave:

Inovação. CT&I. Políticas Públicas. PINTEC. Indústria.

Resumo

A inovação tem sido adotada como estratégia competitiva das empresas e países. O Sistema Nacional de Inovação coaduna esforços privados e públicos para aumentar a capacidade inovadora do país. Este estudo tem como objetivo identificar as principais políticas e instrumentos públicos de desenvolvimento de inovações com foco na análise dos dados da indústria. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental para identificar as principais políticas públicas de inovação criadas no Brasil e a pesquisa quantitativa, por meio da análise comparativa das Pintecs dos interstícios de 2000 a 2017, com foco no setor industrial do Brasil, além de dados de investimento do governo em C&T, P&D e ACTC do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. A partir da análise descritiva dos dados da Pintec para a indústria, pode-se compreender que o modelo de inovação fechada ainda predomina no Brasil. Os dados mostraram que a inovação de produto predominantemente é realizada dentro das organizações sem compartilhamento com outras empresas ou institutos de pesquisa. No período de 2000 a 2017 os investimentos governamentais concentraram-se, em maior parte, na área de C&T, com 35% dos dispêndios. Em 2017 a despesa do governo federal do Brasil em P&D era de 1,34% em relação ao PIB. Somente um pouco mais de um terço das indústrias inovaram nos resultados das últimas Pintecs. A maioria das indústrias inovou com recursos próprios, não com recursos advindos de políticas governamentais. Entre os mecanismos de políticas públicas para inovação mais utilizados para inovar pelas empresas está o financiamento para a compra de máquinas e equipamentos.

 

Biografia do Autor

Gabriel Cezar de Araujo de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Joselia Elvira Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Souza, G. C. de A. de, & Teixeira, J. E. (2022). As Políticas Públicas de Inovação com Foco na Indústria Brasileira . Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11904. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11904

Edição

Seção

Artigos