As Políticas Públicas de Inovação com Foco na Indústria Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11904Palabras clave:
Inovação. CT&I. Políticas Públicas. PINTEC. Indústria.Resumen
A inovação tem sido adotada como estratégia competitiva das empresas e países. O Sistema Nacional de Inovação coaduna esforços privados e públicos para aumentar a capacidade inovadora do país. Este estudo tem como objetivo identificar as principais políticas e instrumentos públicos de desenvolvimento de inovações com foco na análise dos dados da indústria. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental para identificar as principais políticas públicas de inovação criadas no Brasil e a pesquisa quantitativa, por meio da análise comparativa das Pintecs dos interstícios de 2000 a 2017, com foco no setor industrial do Brasil, além de dados de investimento do governo em C&T, P&D e ACTC do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. A partir da análise descritiva dos dados da Pintec para a indústria, pode-se compreender que o modelo de inovação fechada ainda predomina no Brasil. Os dados mostraram que a inovação de produto predominantemente é realizada dentro das organizações sem compartilhamento com outras empresas ou institutos de pesquisa. No período de 2000 a 2017 os investimentos governamentais concentraram-se, em maior parte, na área de C&T, com 35% dos dispêndios. Em 2017 a despesa do governo federal do Brasil em P&D era de 1,34% em relação ao PIB. Somente um pouco mais de um terço das indústrias inovaram nos resultados das últimas Pintecs. A maioria das indústrias inovou com recursos próprios, não com recursos advindos de políticas governamentais. Entre os mecanismos de políticas públicas para inovação mais utilizados para inovar pelas empresas está o financiamento para a compra de máquinas e equipamentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).