Projeção Econômica e dos Custos em Propriedades Leiteiras Familiares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12055Palabras clave:
Pecuária leiteira, Gestão dos custos, Agricultura familiarResumen
Análises econômicas são ferramentas que permitem compreender comportamentos futuros dos resultados econômicos. Práticas de previsibilidade dos resultados econômicos necessitam de análises mais reais, sem a interferência do valor da moeda ao longo do tempo, para que seja possível minimizar os riscos de inferências errôneas e distantes das realidades de uma propriedade leiteira. Objetivou-se analisar os resultados econômicos de duas propriedades leiteiras em agricultura familiar de 2011 a 2017, visando uma projeção de 2018 a 2030. Os dados foram coletados diretamente nas propriedades analisadas e atualizados, utilizando como índice indexador, o IGP-M (FGV). Posteriormente, foram realizados cálculos matemáticos para projetar os resultados econômicos anuais de cada uma das propriedades. A Propriedade 2 apresentou resultados satisfatórios, quando analisados os anos de 2011 a 2017, porém não superou os resultados obtidos pela Propriedade 1. A taxa de crescimento da Propriedade 1 indicou comportamento ascendente tanto na série histórica analisada (2011 a 2017) quanto na projeção econômica desenvolvida (2018 a 2030). A projeção econômica indicou que a Propriedade 2 possivelmente não conseguiria obter resultados econômicos que viabilizem a atividade leiteira no longo prazo. O principal fator identificado nas perspectivas favoráveis (Propriedade 1) e desfavoráveis (Propriedade 2) parece estar ligado à escala de produção, sendo o indicador que mais diferiu entre elas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).