Agricultura Sustentável e a Conversão Agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.7.47-72Resumen
Este trabalho aborda a problemática da conversão agroecológica a partir de uma análise reflexiva sobre a discussão existente na literatura atual. Especificamente, o estudo visa a analisar os principais obstáculos ao processo de conversão agroecológica da agricultura, bem como delinear situações nas quais os sistemas de produção agroecológicos se constituem em alternativa econômica aos agricultores. A análise evidencia que, apesar da expansão experimentada nos últimos tempos, a produção agroecológica continua ocupando um lugar pouco significativo no cenário agropecuário e agroalimentar mundial. A série de obstáculos e dificuldades que se antepõem a um amplo processo de conversão da agricultura resulta da atual insuficiência de conhecimento científico e tecnológico, bem como da magnitude e complexidade das transformações técnicas, socioeconômicas e institucionais necessárias à concretização de um processo dessa natureza, o que acaba se refletindo na falta de competitividade econômica dos sistemas agroecológicos relativamente às formas de produção atualmente praticadas, especialmente a agricultura moderna. Concluiu-se sobre a pertinência de análises detalhadas de experiências de conversão da agricultura convencional para a de base ecológica, com vistas a compreender as condições ambientais, socioeconômicas, tecnológicas e institucionais sob as quais emergiram e se desenvolveram tais sistemas agroecológicos de produção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).