A Influência de Países Colonizadores nos Indicadores Econômicos e Sociais dos Seus Colonizados
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12237Palabras clave:
Colonizador; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar a influência das colônias de Portugal, Espanha e Inglaterra no desenvolvimento dos países por eles colonizados. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma regressão linear múltipla a partir de dados públicos institucionais com foco em indicadores econômicos e sociais que, após o cumprimento dos pressupostos da análise fatorial, evidenciou a relação insipiente entre Colonizador e o Desenvolvimento Social e Econômico. Embora os resultados para a variável D.S propiciaram pouco poder de explicação a partir colonizador, exceto no caso da Espanha, a análise de regressão para a variável D.E, indicou que, mesmo de forma limitada, Portugal é o país que têm maior relação com desempenho econômico dos países colonizados. O respaldo teórico deste estudo sugere que a compreensão mais aprofundada da relação entre as variáveis analisadas, deve levar em consideração o contexto histórico, especialmente no que tange ao modelo de administração colonial aplicado pelas potências europeias, denominados “Indirect Rule” e “Direct Rule”, que têm relação com a capacidade dos países colonizados de potencializar e consolidar seus desenvolvimentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).