Contribuição de Diferentes Tipos de Empresas Industriais para o Desenvolvimento Local: o caso do município de Ijuí/RS

Autores/as

  • David Basso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • José Valdemir Muenchen

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.7.95-125

Resumen

Este trabalho analisa a contribuição de empresas e setores industriais para a geração de valor agregado, renda industrial, volume de investimento e postos de trabalho a partir de um estudo de caso realizado no município de Ijuí, RS, como forma de subsidiar as reflexões sobre o processo de desenvolvimento local. Fazem parte da análise os setores de confecções, serralheria, moveleiro, gráfico e moageiro do município. A definição dos tipos de empresas e as informações para o cálculo econômico resultaram de entrevistas com empresários locais. Os resultados demonstram que, com base nos indicadores de valor agregado e renda industrial e sua relação com o montante de investimento e geração de emprego, o setor de confecções é o que provoca mais impacto para o desenvolvimento do município, seguido pelo setor moveleiro. Os tipos de empresas capitalistas das indústrias moageira e gráfica, mesmo apresentando elevada capacidade de geração de valor agregado, não são incluídos entre os que mais contribuem para o desenvolvimento local, tanto em função do montante de investimento que demandam quanto pelo pequeno impacto na geração de postos de trabalho.

Biografía del autor/a

David Basso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento da Unijui.

José Valdemir Muenchen

Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor do Departamento de Economia e Contabilidade da Unijui.

Publicado

2011-10-18

Cómo citar

Basso, D., & Muenchen, J. V. (2011). Contribuição de Diferentes Tipos de Empresas Industriais para o Desenvolvimento Local: o caso do município de Ijuí/RS. Desenvolvimento Em Questão, 4(7), 95–125. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.7.95-125

Número

Sección

Artigos