Contribuição de Diferentes Tipos de Empresas Industriais para o Desenvolvimento Local: o caso do município de Ijuí/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.7.95-125Resumen
Este trabalho analisa a contribuição de empresas e setores industriais para a geração de valor agregado, renda industrial, volume de investimento e postos de trabalho a partir de um estudo de caso realizado no município de Ijuí, RS, como forma de subsidiar as reflexões sobre o processo de desenvolvimento local. Fazem parte da análise os setores de confecções, serralheria, moveleiro, gráfico e moageiro do município. A definição dos tipos de empresas e as informações para o cálculo econômico resultaram de entrevistas com empresários locais. Os resultados demonstram que, com base nos indicadores de valor agregado e renda industrial e sua relação com o montante de investimento e geração de emprego, o setor de confecções é o que provoca mais impacto para o desenvolvimento do município, seguido pelo setor moveleiro. Os tipos de empresas capitalistas das indústrias moageira e gráfica, mesmo apresentando elevada capacidade de geração de valor agregado, não são incluídos entre os que mais contribuem para o desenvolvimento local, tanto em função do montante de investimento que demandam quanto pelo pequeno impacto na geração de postos de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).