Economia circular: produção científica divulgada na base scientific periodicals electronic library (spell) à luz da bibliometria e da rede social
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12972Palabras clave:
Economia circular; Produção científica; SPELL; Bibliometria; Rede social.Resumen
O objetivo do estudo foi identificar a representatividade da produção científica do tema economia circular divulgada na base SPELL. Metodologicamente, utilizaram-se as técnicas da bibliometria e da rede social. Uma síntese dos achados deste estudo mostra: Revista de Administração da UFSM, Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e a Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios foram os periódicos científicos mais prolíferos e ficaram entre os que tiveram maior degree. Simone Sehnem foi a pesquisadora mais proeminente e a mais central. A Universidade do Oeste de Santa Catarina foi a instituição mais profícua, contudo, as instituições Universidade do Sul de Santa Catarina e Universidade de Lincoln foram as mais centrais. Estudo de caso foi o método mais usado pelos autores e, consequentemente, foi o que mais envolveu pesquisadores, lhe fazendo ser o mais central desta pesquisa. Este estudo conclui e contribui para a literatura científica da área Ambiental e, para o tema economia circular, sobretudo, uma visão macro, contemporânea e nacional desta temática, por meio de indicadores bibliométricos e de redes sociais de 1 e 2 modos, ajudando assim a mitigar possíveis gaps na academia sobre seu entendimento e, por consequência, corroborando para difundir, disseminar e socializar o conhecimento que é inerente ao assunto investigado, proporcionando, assim, em alargar e robustecer sua compreensão para os leitores, docentes, pesquisadores, pós-graduandos e profissionais que desejam se aprofundar sobre o citado tema.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).