Vantagens Competitivas das Empresas de Países Emergentes

Autores/as

  • Hubert Drouvot
  • Cláudia Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.75-103

Resumen

Este artigo tem por objetivo enumerar as diversas vantagens competitivas das grandes empresas dos países emergentes, particularmente na China, na Índia e no Brasil. Além dos baixos custos de produção, estas vantagens advêm do tamanho do mercado interno, de suas perspectivas de crescimento e das capacidades locais de desenvolvimento científico e tecnológico. O ganho dessas empresas se efetiva tanto pela sua forte presença local quanto pela sua presença internacional em conseqüência de suas estratégias de inserção nos oligopólios mundiais, em particular por meio de alianças, fusões ou aquisições.

Biografía del autor/a

Hubert Drouvot

Pofessor Doutor do Institut d'Administration des entreprises de Grenoble, Université Pierre Mèndes France, Grenoble/França.

Cláudia Magalhães

Étudiante del'Institut d'Administration des entreprises de Grenoble, Université Pierre Mèndes France, Grenoble/França - Master en Estratégie en Gestion.

Publicado

2011-10-20

Cómo citar

Drouvot, H., & Magalhães, C. (2011). Vantagens Competitivas das Empresas de Países Emergentes. Desenvolvimento Em Questão, 4(8), 75–103. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2006.8.75-103

Número

Sección

Artigos