Comunicação Interna em um Centro Universitário: Uma análise da percepção dos líderes, gestores e colaboradores administrativos sobre os fluxos e os processos da comunicação interna
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13494Palabras clave:
Comunicação interna; canais de comunicação; fluxos e processos.Resumen
Esta investigação tem como objetivo analisar a percepção dos líderes, gestores e colaboradores administrativos sobre fluxos e processos da comunicação interna em um centro universitário. Foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa. A instituição está localizada no norte do Rio Grande do Sul. Para coleta de dados primários realizou-se entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A obtenção dos dados secundários deu-se por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A triangulação dos dados foi realizada durante todo o processo de análise dos dados, sempre à luz da teoria no campo da comunicação interna. Os principais resultados apontaram que os funcionários conhecem os objetivos institucionais, percebem os pontos positivos da comunicação interna, as melhorias que ela proporciona, mas a comunicação interna apresenta falhas. O fluxo predominante da comunicação interna é o vertical descendente. Foi mapeado o uso de 20 canais de comunicação no Centro Universitário, e os preferenciais são e-mail, telefone e face a face. Os canais digitais agilizam e facilitam a comunicação, mas há uma preocupação com o uso racional. As redes sociais, na percepção dos membros da pesquisa, não devem ser utilizadas no ambiente de trabalho.
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