A Relação entre Estado e Sociedade no Século XXI: a perspectiva paraeconômica como estratégia neodesenvolvimentista.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.370-403Palabras clave:
Estado, Estratégia, DesenvolvimentoResumen
A história de várias sociedades evidencia que uma perspectiva unidimensional de desenvolvimento foi responsável pela construção social, dada a direção desse processo por parte do mercado. Com o objetivo de avançar no debate sobre a relação entre Estado, sociedade e desenvolvimento, este trabalho discute, numa perspectiva histórica, as razões que levaram à desintegração dos sistemas sociais, as evidências da fragilidade do ideário liberal e o pensamento desenvolvimentista forjado a partir da crise do liberalismo. Tal discussão leva à conclusão de que a relação direta entre a situação de alguns países e o nível de emprego de recursos estratégicos depois da II Guerra Mundial reascendeu a importância da intervenção estatal, fortalecendo o pensamento de que o Estado deve coordenar as relações que se dão a partir de um projeto que tem a industrialização como forma de acumulação de capital, mas também como meio para a diminuição das desigualdades sociais.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).