Valoração econômica de projetos de requalificação urbana: uma aplicação dos métodos de avaliação contingente e preços hedônicos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.104-143Palabras clave:
Avaliação Contingente, Preços Hedônicos, Análise SocioeconômicaResumen
O uso de recursos naturais com finalidades econômicas torna-se um problema ambiental à medida que sua escassez é evidenciada e a sociedade não percebe o seu valor em vistas ao seu uso ou preservação. A valoração econômica de ativos ambientais é uma ferramenta decisiva neste processo, pois auxilia a apreensão de valores de mercado para estes recursos naturais. Neste trabalho, de abordagem quantitativa, utilizando-se de métodos de avaliação contingente e de preços hedônicos, busca-se avaliar do ponto de vista econômico, ambiental e social do projeto de urbanização da comunidade de Belém em Fortaleza – Ceará. Para tanto, faz-se uso das técnicas de disposições a pagar dos indivíduos do entorno em relação aos benefícios percebidos e acréscimos nos valores das residências. Como principais resultados apresenta-se que, apesar da viabilidade econômica desse projeto de requalificação urbana por meio da aplicação da avaliação contingente e da utilização do método dos preços hedônicos ter se confirmado, ficou evidente o comprometimento das despesas totais em relação a renda das famílias pesquisadas em sua capacidade de pagamento, principalmente, as de menor poder aquisitivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).