Trajetória Histórica e Benefícios da Implantação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo em Aterros Sanitários
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.48-77Palabras clave:
Aterros sanitários, Mecanismo de desenvolvimento limpo, Mudança climática, Parceria público privada, Desenvolvimento sustentável, StakeholdersResumen
O artigo investiga a trajetória histórica e os benefícios sociais, ambientais e econômicos da implantação do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) nos aterros sanitários Bandeirantes e Sítio São João, instalados no município de São Paulo. Entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas com os atores-chaves a fim de avaliar o processo de formação da parceria público-privada entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a empresa Biogás Energia Ambiental Ltda, o processo de articulação dos atores e a contribuição do MDL para o desenvolvimento sustentável. A trajetória histórica evidenciou os momentos críticos, os fatores de sucesso e as principais dificuldades no processo de implantação do MDL. Conclui-se que papel do Estado foi fundamental para o sucesso dos projetos de MDL nos aterros estudados, e que existem benefícios significativos envolvendo a redução das emissões de gases do efeito estufa e a comercialização das reduções certificadas de emissões, com reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas aos aterros sanitários.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).