O Programa de Aquisição de Alimentos sob a Ótica dos Atores Sociais Envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.301-329Palabras clave:
agricultura familiar, associativismo, cooperativismo, entidades consumidores, políticas públicasResumen
Políticas públicas de fomento, como o Programa de Aquisição de Alimentos têm sido direcionadas para a agricultura familiar com o intuito de maximizar o potencial de produção dos agricultores e possibilitar a permanência de grande parte das famílias no campo, bem como garantir a continuidade da produção de alimentos. Dessa forma, esse artigo pretende analisar os impactos do programa de aquisição de alimentos nos Territórios da Cidadania presentes nos estados de Minas Gerais e Bahia, em relação ao associativismo/cooperativismo e a agricultura familiar. A obtenção dos dados e informações foram a partir de contato prévio estabelecido com Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, cursistas do Portal Cooperativista, que participaram dos cursos referentes ao PAA Doação Simultânea, e responderam ao questionário via e-mail. A partir da realização dos trabalhos pode se perceber que o PAA veio para fortalecer esses dois importantes segmentos na sociedade, quais sejam, agricultura familiar e o cooperativismo, alavancando os trabalhos que já eram realizados, potencializado por meio dessa importante politica pública. No entanto algumas fragilidades do programa ficaram evidentes, como as dificuldades apresentadas pelos agentes de Ater e representantes das cooperativas e associações, em elaborar a proposta a ser enviada a Companhia Nacional de Abastecimento para o alcance do recurso.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).