Gestão Ambiental e Universidade: Estudo de Caso do Programa Metodista Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.146-177Palabras clave:
Sustentabilidade, Gestão ambiental, Instituição de ensino superior.Resumen
Observa-se aumento nas responsabilidades educacionais das instituições de ensino relacionados à sustentabilidade. Têm surgido novas propostas pedagógicas que colaboram com a formação de profissionais orientados para essa questão instigando o debate e proporcionando informações consistentes acerca dos problemas sociais e ambientais. Cabe às Instituições de Ensino Superior formar profissionais conscientes, competentes e comprometidos com a sociedade. Este artigo tem como objeto de pesquisa o Programa Metodista Sustentável, criado pela Universidade Metodista de São Paulo, cujo objetivo geral é implantar a sustentabilidade em seus setores acadêmicos e administrativos, e na sua relação com stakeholders, de forma que a sustentabilidade seja uma atitude transversal e perene em suas ações e na formação cidadã que ela oferece. Pretendeu-se analisar as práticas de sustentabilidade desenvolvidas no âmbito do Programa. Utilizou-se pesquisa qualitativa com estudo de caso. Na coleta dos dados foi utilizada entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado com docentes/gestor da instituição, com análise documental e análise de conteúdo. Compreendeu-se que a universidade tem se preocupado com as questões de sustentabilidade através de reflexões realizadas sobre o novo cenário educacional e as mudanças que também ocorreram na sociedade em seus diferentes níveis: regional, nacional e internacional, o que gerou uma inquietação em uma instituição que quer ter relevância no entorno onde está inserida.Descargas
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