Indicadores da Dimensão Institucional do Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos da Rio +20
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.23.74-117Palabras clave:
Desenvolvimento sustentável, Indicadores, Dimensão institucionalResumen
Este estudo busca identificar as contribuições das pesquisas recentes sobre a utilização de indicadores da dimensão institucional do desenvolvimento sustentável para os objetivos estabelecidos no relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012, conhecida por Rio +20. Para realizar a busca de pesquisas recentes sobre o tema abordado, foram selecionados três bancos de artigos científicos de alcance internacional: Web of Science, Scopus e Science Direct. Desta forma, 4 artigos foram utilizados para mostrar como as pesquisas recentes estão se apropriando da dimensão institucional do desenvolvimento sustentável com a intenção de fazer avaliações por meio de indicadores. Posteriormente, os pontos destacados nos artigos selecionados são confrontados com os objetivos no relatório da Rio +20 para revelar as contribuições que a produção científica pode oferecer para a dimensão institucional do desenvolvimento sustentável na perspectiva das Nações Unidas. De maneira geral, pode-se concluir que apesar das pesquisas mais recentes sobre indicadores da dimensão institucional do desenvolvimento sustentável abrangerem apenas parcialmente a maioria dos objetivos abordados no relatório das Nações Unidas, existem algumas contribuições para os objetivos estabelecidos pelo referido relatório.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).