Gestão social e participação nas decisões: estudos de caso em cooperativas de base social catarinenses
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.132-154Palabras clave:
Gestão Social, Participação, Tomada de decisão, Cooperativismo.Resumen
O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos atores organizacionais nos processos de tomada de decisão, a partir dos pressupostos da gestão social, em duas cooperativas de base social do estado de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos utilizados seguiram uma abordagem qualitativa, aplicada através do estudo de casos múltiplos, caracterizando-se ainda como uma pesquisa aplicada e descritiva. A coleta de dados foi realizada através da análise documental, observação e entrevistas semi estruturadas. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. O estudo permitiu constatar a coexistência de traços de gestão social e gestão estratégica (tradicional), em ambas as organizações estudadas. Verificou-se que a organização que experimentou maior processo de burocratização em suas estruturas ao longo do tempo apresenta menor interface com as orientações da gestão social, e, consequentemente, a participação dos atores organizacionais no processo decisório ocorre com intensidade menor. Enquanto a organização que apresentou aspectos mais informais e distanciados de uma estrutura tecnoburocrática, a participação apresentou-se de forma mais evidente e efetiva, assim como as suas práticas de gestão em geral, manifestaram maior convergência com os pressupostos de gestão social. Por fim, salienta-se que, independente das práticas de gestão utilizadas, as cooperativas estudadas configuram-se como exemplos de associativismo popular para o enfrentamento de demandas sociais, desempenhando um importante papel social e na conquista da cidadania.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).