Análise da Performance Econômico-Financeira das 25 Maiores Cooperativas de Crédito Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.303-333Palabras clave:
performance econômico-financeira, modelo PEARLS, ranking, cooperativas de créditoResumen
As cooperativas de crédito, como organizações sociais, além de realizar suas atividades com o intuito de satisfazer os benefícios de seus sócios, devem ainda ter desempenho econômico-financeiro a fim de se manter no mercado em que atuam. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a performance econômico-financeira das 25 maiores cooperativas de crédito brasileiras. Para isto, utilizou-se método descritivo, documental e quantitativo. O período de análise compreendeu os anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, foi aplicado o Método Topsis e regressão Logística por meio do software SPSS®. Com a utilização do Método Topsis foi gerado o ranking de performance econômico-financeira das cooperativas em estudo, pelos indicadores de qualidade dos ativos e taxas de retorno e custos do Modelo PEARLS, emitidos pelo Conselho Mundial do Cooperativismo de Poupança e Crédito– WOCCU. Depois de gerado o ranking das cooperativas, utilizou-se a técnica regressão logística, para verificar as variáveis dos grupos de indicadores econômicos financeiros em estudo do modelo PEARLS, que tiveram maior significância para a formação do ranking das entidades. Os resultados apresentaram que os indicadores despesas de obrigações por empréstimos e repasses sobre obrigações por empréstimos e repasses médias; despesas operacionais sobre ativo total médio; resultado da intermediação financeira sobre receita operacional; do grupo taxa e retornos de custos, foram os principais indicadores com impacto no ranking formado de performance econômico financeiro das cooperativas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).