Governo Eletrônico: Análise de Websites dos Governos Municipais do Vale do Rio Pardo (RS)

Autores/as

  • Douglas Wegner Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Christine da Silva Schröeder Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGAd)
  • Débora da Rocha Hoff Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.209-239

Palabras clave:

governo eletrônico, virtualização, website, municípios, Vale do Rio Pardo

Resumen

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), ganha força a ideia de que também os governos devem utilizá-las para ampliar a oferta de serviços e a interação com os cidadãos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de virtualização dos websites dos 23 governos municipais do Vale do Rio Pardo (RS), utilizando como base o modelo de Klering e Schröeder (2008), que permite classificar os websites em seis níveis. A coleta de dados ocorreu através da análise das funcionalidades do website de cada município, bem como utilizando-se de questionários aplicados aos gestores públicos municipais. Verificou-se que 16 municípios possuem website (70%) e, destes, somente 4 atendem aos níveis 1 e 2 e, parcialmente, os requisitos do nível 3 de virtualização. Foi possível perceber, ainda, uma maior ênfase em recursos de comunicação para fins informativos, e pouco destaque a ferramentas que permitissem interação entre os cidadãos e a prefeitura. Pode-se concluir que os municípios possuem websites com baixos níveis de virtualização e seu potencial é pouco explorado, tanto como forma de divulgar informações sobre o município quanto para aproximar os próprios cidadãos das questões públicas municipais.

Biografía del autor/a

Douglas Wegner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com período-sanduíche na Universität zu Köln (Alemanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Christine da Silva Schröeder, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGAd)

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2002), Mestre em Administração - Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), e Doutora em Administração - Organizações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) e no Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGAd).

Débora da Rocha Hoff, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduanda em Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Publicado

2015-04-16

Cómo citar

Wegner, D., Schröeder, C. da S., & Hoff, D. da R. (2015). Governo Eletrônico: Análise de Websites dos Governos Municipais do Vale do Rio Pardo (RS). Desarollo En Cuestión, 13(32), 209–239. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.209-239

Número

Sección

Artigos