O Rio Grande do Sul no Governo Lula (2003 – 2010): Vantagem Competitiva, Especialização e Emprego
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.19.132-155Palabras clave:
Rio Grande do Sul, Método estrutural-diferencial, Emprego, LulaResumen
O trabalho tem como objetivo avaliar a evolução do emprego e identificar os setores econômicos do estado do Rio Grande do Sul que apresentam vantagem competitiva e/ou especialização no governo Lula. Na análise, utiliza-se o método estrutural-diferencial e dados da RAIS. Conclui-se que o emprego aumentou mais no segundo mandato do governo do que no primeiro, no Brasil e no Rio Grande do Sul, e a taxa de crescimento estadual foi menor do que a nacional nos dois mandatos. Além disso, dos 25 setores analisados, a região apresentou vantagem competitiva em 3 deles no período 2003-2006 e em 12 de 2007 a 2010, o que indica que os fatores internos não foram os principais determinantes do desempenho regional. A especialização foi maior no final do primeiro mandato (14 setores) quando comparado ao segundo (12). O Estado, por ter uma dinâmica setorial mais fraca do que a nacional, mesmo com crescimento, teve um setor dinâmico (a indústria de material de transporte) no primeiro governo Lula e 4 no segundo (indústria mecânica; indústria do material de transporte; indústria da madeira e do mobiliário; e indústria de produtos alimentícios).Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).